O projeto nasceu em 2005, sob comando de um grupo liderado pelo Pe. Genival, da Paróquia São Roque, da Vila Progresso, aqui em Jundiaí. Naquele período, o projeto estava vinculado à Educafro, de São Paulo, e o nome do núcleo era Paróquia São Roque. As atividades e aulas se davam no salão da paróquia e na escolinha municipal do Jd. Esplanada (Pombal).
Minha história no projeto se inicia no meio de 2005, quando ainda estava na faculdade de história e comecei a dar aulas dessa disciplina para duas turmas da noite. No meio de 2006, alguns problemas acarretaram no afastamento do Pe. Genival da coordenação do projeto e eu acabei assumindo o seu lugar.
O projeto permaneceu na mesma escolinha até fins de 2008, quando mudamos para o espaço que até hoje ocupamos, na Vl. Mafalda. Nesse momento também ocorreu, do seio da Educafro, o nascimento da Uneafro, que mantinha algumas bases do antigo projeto e propunha várias novidades. Estas novidades nos fizeram aderir a Uneafro então.
As bases e ideiais permancem os mesmos, desde 2005: oferecer um curso preparatório para o vestibular para alunos da escola pública, com baixo custo, e oferecer a chance para que este público chegue ao ensino superior, seja através das universidades públicas, das bolsas do PROUNI ou das bolsas com as faculdades que mantemos convênio. E além disso, mostrar aos alunos e à comunidade a importância de lutarmos por uma sociedade onde todos tenham chance de crescer e desenvolver seus potenciais.
Você conhece alguma experiência igual à sua no RJ?
ResponderExcluir