A UNEafro-Brasil é um movimento combativo que traz como uma de suas tarefas a busca pelo acesso da população negra, classe trabalhadora e alunos da escola pública ao ensino superior. Além da luta política por Universidade Pública, gratuita, popular e de qualidade, elegemos como ação tática o fomento de parcerias com universidades filantrópicas e religiosas que, a partir de seu compromisso social, promovem a inserção desta população. Este é o caso da USF, UNIFAI, FEI, FIRP, FAINC, UMC, FAAT e FESB, faculdades com as quais a UNEafro detém convênio de bolsas de estudo.
Cada uma dessas instituições determina o número de bolsas que são cedidas à Uneafro e a sua forma de seleção, detalhada aos alunos do projeto conforme os processos seletivos vão se desenrolando.
Destacamos o convênio com três faculdades da nossa região: a Universidade São Francisco(USF), com unidades em Itatiba, Bragança Paulista, Campinas e São Paulo; FESB, de Bragança Paulista e a FAAT, de Atibaia. As demais instituições acima citadas se localizam em São Paulo e na Grande São Paulo, e caso um aluno de Jundiaí queria concorrer às bolsas destas instituições também, não há o menor problema.
Desde a chegada do projeto à Jundiaí, em 2005, nossos alunos já conquistaram mais de 100 bolsas de estudos dessas faculdades (bolsas que variam de 50% até 100%, ou seja, integral).
Se destaca também que uma de nossas alunas, logo no início do projeto, foi cursar Medicina em Cuba, por conta de uma parceria com este país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário